Por DatacenterDynamics
Responsável pela maior base de veículos rastreados, com 729 mil automóveis cadastrados, a Getrak, possuía uma parte de sua base de dispositivos inteligentes de IoT conectados à plataforma, com uma limitação computacional que causava dependência de endereços IP fixos para a comunicação com dispositivos que rastreiam automóveis.
Diante deste cenário, o caminho natural seria ter um parceiro de conectividade e um data center físico. Mas à medida que a empresa expandiu, a necessidade de ter uma plataforma escalável para integrar o crescente volume de dispositivos conectados, se tornou essencial. Apenas a migração para um ambiente em nuvem solucionaria problemas na gestão de ativos físicos e de instabilidade de rede.
Segundo Christian Machado, CTO da Getrak, a solução chegou como uma alternativa para a compatibilidade de tecnologias divergentes e foi desenvolvida em um trabalho colaborativo. “Vimos a Ascenty como uma parceira madura e consolidada para nos auxiliar nesse projeto de levar nossos IPs proprietários para a nuvem. A garantia de um serviço de Colocation confiável e de uma equipe técnica extremamente competente que entendeu nosso problema e nos ajudou a desenhar uma solução, foi determinante para a contratação”, afirma.
Além de destacar a importância da colaboração do time de Engenharia da Ascenty para o sucesso da negócio, a parceria entre a empresa de Colocation e a AWS possibilitou a utilização do Amazon DirectConnect, por meio dos data centers da Ascenty de cerca de 300 mil dispositivos de IoT para a nuvem que demorou cerca de 11 meses para a migração completa dos IPs. Esta é uma alternativa inovadora e pioneira na América Latina, enquanto o BYOIP (Bring Your Own IP) ainda não está disponível na região.
Ao confiar a gestão de ativos físicos à Ascenty, o time de tecnologia da Getrak passou a se concentrar integralmente no gerenciamento da infraestrutura tecnológica e análise de dados em tempo real da companhia. “Disponibilidade é fundamental para podermos prestar o melhor serviço aos nossos clientes e, consequentemente, é fator decisivo para o sucesso do nosso negócio”, avalia Machado.
Para Vinícius Minetto, diretor de Vendas da Ascenty, trata-se de uma parceria que contribui para a expansão das duas empresas na América Latina. “Ter em nosso portfólio clientes como a Getrak reforçam nossa estratégia de estabelecer negócios especializados, no sentido de criar soluções específicas de forma colaborativa, a fim de facilitar a integração entre diferentes serviços no ambiente da nuvem, com garantia de segurança e disponibilidade das aplicações.”